Paulo Amarante

Por uma sociedade sem manicômios, sem violência e sem exclusão

Meu Diário
13/08/2011 14h14
V SIMPÓSIO DE SAÚDE COLETIVA E SAÚDE MENTAL

Esta quinta edição do Simpósio de Saúde Coletiva e Saúde Mental, promovido pelo L@gir em parceria com a Abrasme, tem como objetivo produzir uma reflexão ampla e politicamente comprometida sobre o percurso da Reforma
Psiquiátrica Brasileira até agora: seus avanços e principais desafios.


Publicado por Paulo Amarante em 13/08/2011 às 14h14
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
 
13/08/2011 13h49
IX ENCONTRO CATARINENSE DE SAÚDE MENTAL

O IX ECSM, que se realizará de 28 a 30 de agosto no Centro de Cultura e Eventos da UFSC com participação de convidados nacionais e internacionais, estará novamente disponível a partir do dia 06/05/2011 no site do evento - www.ccs.ufsc.br/saudemental. O evento é uma promoção do GPPS - Grupo de Pesquisas em Políticas de Saúde/Saúde Mental da UFSC e da Abrasme - Associação Brasileira de Saúde Mental.

Confira os descontos para as inscrições feitas com antecedência.

Mais informações> www.ccs.ufsc.br/saudemental
Pelos telefones> (48) 3721 9492
Email: encontro.sc.saudemental@gmail.com

 


Publicado por Paulo Amarante em 13/08/2011 às 13h49
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
 
01/05/2008 18h01
II FORUM INTERNACIONAL DE SAÚDE COLETIVA, SAÚDE MENTAL E DIREITOS HUMANOS

VEJA TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE O FORUM QUE OCORRERÁ NO PERÍODO DE 22 A 25 DE MAIO DE 2008 NA PÁGINA www.saudementaledireitos.com.br


Publicado por Paulo Amarante em 01/05/2008 às 18h01
 
02/10/2007 20h47
Seminário 25 anos do Curso de Especialização em Saúde Mental
ATENÇÃO
NO PERÍODO DE 09 A 11 DE OUTUBRO OCORRERÁ O SEMINÁRIO \\\\"CULTURA DA FORMAÇÃO: POLÍTICA, CLÍNICA E CRÍTICA\\\\", EM COMEMORAÇÃO AOS 25 ANOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL QUE VEM SENDO REALIZADO PELA ENSP/FIOCRUZ.

A PROGRAMAÇÃO ESTÁ DISPONÍVEL NA BIBLIOTECA VIRTUAL.

O SEMINÁRIO SERÁ ABERTO NO DIA 09 COM UMA CONFERÊNCIA DE FRANCO ROTELLI, DO DEPARTAMENTO DE SAÚDE MENTAL DE TRIESTE/ITÁLIA.

TODO O SEMINÁRIO SERÁ TRANSMITIDO AO VIVO PELA INTERNET NO ENDEREÇO www.redefiocruz.fiocruz.br.

BASTA ACESSAR O ENDEREÇO NA HORA DO EVENTO, ISTO É, A PARTIR DAS 09:00 HORAS DO DIA 09 DE OUTUBRO DE 2007.

ASSISTAM E PARTICIPEM ON LINE POIS A ATIVIDADE SERÁ INTERATIVA.
CONTO COM VOCES!

PAULO AMARANTE

Publicado por Paulo Amarante em 02/10/2007 às 20h47
 
08/08/2007 11h42
Oficina Loucos por Diversidade

Ministro da Cultura abre oficina sobre loucura e cultura


A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) se juntou ao Ministério da Cultura (MinC), a partir do fim de 2006, para criar uma agenda nacional voltada para a temática da loucura e cultura. Dando continuidade, a Escola será palco de uma oficina de trabalho, entre 15 e 17 de agosto, para indicação de políticas públicas culturais destinadas a pessoas em sofrimento mental e em situações de risco social. A atividade será inaugurada, no dia 15/08, pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil, em solenidade no auditório térreo da ENSP, a partir das 9 horas. O primeiro dia do evento será aberto ao público e transmitido pela Rede Fiocruz.

Com o tema ‘Loucos pela Diversidade - da diversidade da loucura à identidade da cultura’, a oficina reunirá projetos culturais realizados no Brasil na área da saúde mental. Segundo Paulo Amarante, pesquisador da ENSP e coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental (Laps/ENSP/Fiocruz), espera-se construir, após os debates, uma política no Ministério da Cultura para os portadores de sofrimento psíquico, que através do encontro criativo com as diferentes experiências estéticas das atividades de expressão artística, vêm contribuindo para a diversidade cultural do país, ampliando territórios de vida e de saúde mental.

Ainda no dia 15 de agosto, haverá duas mesas redondas com a exposição de diversas experiências. A primeira, na parte da manhã, sobre ‘A Diversidade e a Cultura nas Políticas Públicas’, reunindo experiências da Companhia de Teatro Ueinz!, do Coral Cênico e do Geo Britto - Teatro do Oprimido. À tarde é a vez de ‘Identidade e Produção de Sentido: estratégias de solidariedade e reciprocidade’, trazendo as TV Pinel e Tam Tam, além do Harmonia Enlouquece. A programação completa está no folder em anexo.

Nos dias subseqüentes, a atividade é fechada aos convidados e se propõe a formular as bases das políticas públicas culturais destinadas a pessoas em sofrimento mental e em situações de risco social, tanto com o objetivo de fomentar quanto de preservar e dar visibilidade a tais iniciativas.

http://www.ensp.fiocruz.br/informe/materia.cfm?matid=5872

http://www.ensp.fiocruz.br/informe/materia.cfm?matid=5824

Publicado por Paulo Amarante em 08/08/2007 às 11h42



Página 10 de 11 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 » [«anterior] [próxima»]

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

 

Paulo Amarante - Pesquisador Titular - Fiocruz